segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Hoje a receita é especial. 

É especial porque vamos falar da alma da comida: o tempero.

Vocês com certeza já se depararam com a seguinte situação: Você prova um prato que alguém fez, acha maravilhoso e pede a receita. Faz tudo di-rei-ti-nho como a pessoa te ensinou, e no final o sabor fica diferente.

"Como assim? O que será que fiz de errado?"

NADA. Você não fez nada errado. Você usou o seu tempero, que é diferente. Só isso.

AH: o tempero não é só a mistura de sal, ervas e especiarias que você usa. O tempero também muda de acordo com a mão que o manipula. Um pouquinho a mais ali, um pouquinho a menos acolá e pronto: temos um sabor COMPLETAMENTE diferente do, digamos, "original".

Por isso o que eu vou colocar aqui hoje é um passo a passo básico para que você faça um bom e básico tempero caseiro. Você pode acrescentar as ervas e os sabores que quiser. Pode fazer várias versões de tempero. É você quem vai dar uma cara nova à comida de casa.

DETALHE IMPORTANTE: Quando faço minhas receitas, sempre acrescento mais ervas, mais cebolinha, mais salsinha, mais alguma coisa, mesmo que essa coisa já esteja na massa do tempero. É claro, cada comida pede um toque diferente.

Vamos lá? Papel e caneta na mão! Ou ctrl+c e ctrl+v, também dá!


Tempero Caseiro Básico (e os meus acréscimos especiais)





Ingredientes para a Base do Tempero:

- 500 g de dentes de alho descascados
- 1 cebola grande picada em 8 partes (faça um X na cebola e depois pique cada pedaço em mais duas partes)
- 2 xícaras de chá de óleo
- Sal a Gosto (usei +/- 3 xícaras de chá)

Ingredientes que dão mais sabor ao tempero:

- 3/4 de xícara de chá de cebolinha picada
- 1/2 xícara de salsinha picada
- 2 raminhos de alecrim
- Algumas folhinhas de manjericão fresco
- 1 colher de sobremesa de pimenta calabresa
- 1 colher de sopa de orégano

(E aqui você ainda pode colocar louro, coentro, noz moscada, canela, enfim, tudo o que achar que vai dar mais sabor ao tempero).


Modo de Fazer (base do tempero):

1. No Liquidificador, despeje metade do óleo, metade do alho e toda a cebola. Vá pulsando o liquidificador (ligando e desligando) para que a mistura não agarre e pare de bater.

2. Vá acrescentando o restante do óleo e do alho aos poucos, sempre verificando a consistência: 

muito espesso = colocar mais óleo

muito líquido = colocar mais alho


Se você quer o tempero bem basicão, pode parar por aqui. Acrescente a quantidade de sal desejada (entre 2 e 3 xícaras), mexa bem e pronto.

Modo de fazer ( O Meu Tempero):

Se decidiu continuar e fazer um tempero mais ao estilo do que eu uso para as receitas em geral, você vai continuar usando o liquidificador.

3. Adicione a salsinha e a cebolinha e bata bem.

4. Acrescente o manjericão, o alecrim (ou o que você quiser) e bata bem.

5. Acrescente por último as ervas desidratadas, no meu caso pimenta calabresa e o orégano.

Prontinho! Só falta o sal!


6. Despeje todo o tempero no recipiente em que for armazená-lo.

7. Vá acrescentando sal aos poucos e mexendo. É importante provar para saber se a quantidade de sal está suficiente ou não. 



EU prefiro colocar menos sal no tempero e acertar o sal das receitas de acordo com a necessidade. Comida salgada não dá, gente!

Mas... se o seu tempero acabar ficando salgado demais, é só tomar cuidado e usar uma menor quantidade nas receitas!


Está aí: esse é o meu tempero, que vai virar o seu tempero, o da sua mãe, da sua tia... Essa receita é pra passar mesmo, gente!

Meu potinho de tempero e meu vasinho de alecrim! E o meu 'mise en place', claro!

Tagged: ,

0 comentários:

Postar um comentário