quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Oi pessoal!

Bom, para quem não sabe esse é o mês do meu aniversário. Completei 22 anos no último dia 9, e para comemorar decidimos fazer um almocinho aqui em casa, coisa simples, só para os mais íntimos e tal.

O cardápio foi... Feijoada!

Delícia né? O clima não estava tão quente, e a feijoada do meu pai é sempre perfeita. Foi tudo uma delícia.

Infelizmente a receita completa da feijoada é muito complexa para colocar aqui no blog, uma vez que o meu foco são receitinhas rápidas de fazer. É claro que quem quiser saber a receita pode me mandar um e-mail que eu mando direitinho!

Mas hoje eu vou ensinar um acompanhamento que fica bom não só com feijoada, mas com quase tudo! Farofa é bom demais gente! Farofa é amor!

A principal questão em relação à farofa é que ela não pode ser seca. Farofa seca não dá pra comer! 
Aposto que vocês já foram em vários restaurantes ou almoços festivos em que havia uma farofa linda.... mas seca. 

Aqui e agora eu vou ensinar um pulinho do gato pra você nunca mais servir farofa seca pros seus convidados. Pode até falar "Farofa" com a farofa na boca, que não vai voar farofa pra lugar nenhum. Perfeita!!

Vamos à receita?


Farofinha Perfeita



Ingredientes:

- 250 g de bacon picado em cubinhos pequenos (escolha um bacon com pouca gordura)
- 500 g de linguiça calabresa picada em cubinhos pequenos
- 1 cebola grande bem picadinha (pode ralar se preferir)
- 1 fio de azeite
- +/- 250 g de manteiga em temperatura ambiente (a melhor opção é a manteiga em tablete)
- 1 pacote de farofa de milho pronta temperada (eu uso a da Yoki)

Modo de fazer:

1. Aqueça uma panela de fundo grosso e acrescente um fio de azeite.

2. Despeje o bacon e doure-o bem.

3. Quando o bacon estiver bem douradinho, acrescente a linguiça e espere-a dourar. Vá mexendo para que tudo fique igualmente douradinho.

4. Quando a linguiça ficar douradinha, acrescente a cebola e misture-a.


5. Acrescente a manteiga e espere-a derreter.


6. Vá acrescentando a farofa aos poucos, incorporando todos os ingredientes a ela. É necessário colocar aos poucos para que você perceba se a farofa está molhadinha ou não. Se colocar farofa demais, volta o problema da secura.

O ponto certo é quando você comprime a farofa com a colher e ela junta toda, parecendo uma massinha.

7. Se sentir necessidade, acrescente mais manteiga, vá deixando-a derreter e incorpore-a.





E esse é um belo prato de feijoada com uma farofa deliciosa, fácil, rápida e muito, muito saborosa.

Tentem não se lembrar de quanta gordura estão ingerindo.




Olha que prato bom!





Ainda não acabou!

Daqui a pouquinho eu volto com mais uma receita executada no meu aniversário: o molho para feijoada, que é uma receita que foi feita por um cozinheiro renomado para um almoço do ex-presidente Lula.


Beijinhos!

Tagged: ,

0 comentários:

Postar um comentário