segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Oi Gente!

Eu sei, eu sei, estou desaparecida. Mas é por uma causa nobre.

Minha licença maternidade está acabando, e com ela chegam todos os preparativos para voltar à ativa. Muitas compras, muitas coisas para resolver, matrícula do baby na escolinha, período de adaptação... Enfim, ando sem tempo.
Nessa semana, não tive tempo de publicar uma "Receita de Quinta", e o meu "Jantarzinho de Sexta" foi tão corrido, e não fiz nada tão gourmet digno assim do blog.

Mas hoje venho me redimir: trago a receita do melhor pão de batata om requeijão que já comi na minha vida! E o melhor? Fui eu mesma quem fez!

Vamos à receita?

Pão de Batata com Requeijão Cremoso

Ingredientes:

- 45 g de fermento biológico fresco OU 15 g de fermento biológico seco (usei o seco, mais fácil de encontrar e armazenar)
- 2 xícaras de chá de água morna
- 6 batatas médias cozidas e espremidas
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 200 g de Requeijão Cremoso (Usei um que a gente compra meio sólido, como se fosse queijo normal. Você pode usar aquele pastoso mesmo, apesar de eu achar que esse "sólido" tem um sabor inigualável)
- 1 colher de sopa de sal 
- 1 xícara de chá de óleo
- 1 kg de farinha de trigo (quantidade aproximada, tem que ir colocando aos poucos até dar o ponto)
- 2 gemas
- 1 ovo batido

Modo de Fazer:

1. Numa tigela, misture com uma espátula o fermento (seco), o sal, o açúcar, o óleo, a água, a batata e as gemas até obter uma mistura líquida.
(ATENÇÃO: se for usar o fermento fresco, misture primeiro o fermento com o sal e o açúcar até que fique líquido, e só então acrescente os outros ingredientes).
2. Aos poucos, vá acrescentando a farinha e misturando delicadamente com uma espátula.
3. Quando a massa for ficando mais consistente, será preciso "colocar a mão na massa", literalmente. Continue acrescentando a farinha aos poucos e incorporando-a, sovando a massa (ir esticando e dobrando a massa por cima dela mesma, delicadamente).
4. A massa estará no ponto quando não grudar nas mãos, mas continuar macia (cuidado pra não colocar farinha em excesso, hein)!
5. Deixe que a massa descanse por meia hora.
6. Pegue pequenas partes de massa e vá fazendo bolinhas. Se precisar, passe os dedos na farinha de trigo, pois pode acontecer de a massa amolecer um pouquinho (tome cuidado, é só dar uma sujadinha nos dedos mesmo, não abuse da farinha).
7. Coloque as bolinhas num tabuleiro untado levemente com manteiga ou azeite e deixe-as descansar por mais 20 minutinhos.
8. Corte pedacinhos do requeijão (no caso do "sólido"). Abra uma bolinha de cada vez, coloque um pedacinho do requeijão dentro (pode caprichar no pedacinho, rs) e enrole de novo (tente "fechar" a massa como se fosse um envelope depois de rechear, senão você corre o risco de misturar o requeijão à massa).
Obs.: se usar o requeijão pastoso, faça um corte pequeno no saquinho e vá colocando o recheio diretamente na massa aberta).
9. Pincele o ovo batido por cima das bolinhas de massa já recheadas (você pode usar as costas de uma colher se não tiver pincel culinário).
10. Coloque os pãezinhos para assar! Estarão prontos quando ficarem coradinhos por cima.

O resultado é um pão delicioso, fofinho, crocantinho em baixo, dourado, perfeito.


Parece complicado, eu sei. Mas fiz esse pão ao longo da tarde, enquanto fazia um monte de outras coisas. Parece trabalhoso porque a massa precisa descansar duas vezes, e é preciso rechear as bolinhas. Mas é tudo tão rapidinho, juro... Não deixe de fazer, não.

Tagged: , ,

0 comentários:

Postar um comentário